quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Minha receita de arroz


Quando eu casei ficava louca testando receitas de arroz. Era um tal do danado empapar um dia, ficar grudado no outro, secar hoje, queimar amanhã. Um martírio e frustração sem fim. O arroz de saquinho reinava heheheh
Até que um belo dia eu resolvi fazer o arroz intuitivamente, de uma maneira minha, pegando o que eu achava que fazia sentido de uma receita aqui e outra ali e testar. Adivinha? Deu certo! :D O arroz ficou soltinho, gostoso e de brinde meu marido até hoje ainda diz que é o melhor arroz que ele já comeu na vida, e que nem precisa de mais nada, pode comer ele purinho. Uhuu, isso é que é elogio, yes!  :) 
Já passei essa minha forma de fazer para outras pessoas, e pessoas diversas que provam sempre dizem o mesmo, que é diferente e muito saboroso. Um amigo daqui me viu fazer e abandonou a receita dele e adoptou essa heheh. Acredito que o segredo é que eu uso manteiga no lugar do óleo ;) Aliás vocês vão perceber por aqui que eu não uso oléo para quase nada, uso sempre manteiga. Tenho uma birra de comida com óleo e não gosto de usar, acho que a comida fica oleosa e de-tes-to refogar alguma coisa em óleo e ver ele salpicar pra todo lado ao redor da panela, eca :P Uso óleo praticamente só pra fazer pipoca heheheh
No fim, acho que isso faz toda a diferença no meu tempero ;)
Agora chega de conversa e vamos a receita.

--------------------------------------------------------------

Arroz 

Ingredientes

1/4 de cebola picada 
1 dente de alho picado (se usar alho já processado, daqueles vidrinhos que vendem no super mercado, usar a medida de meia colher de chá)
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de arroz
2 xícaras de água ( a medida de água é sempre o dobro da de arroz)
sal a gosto


Preparo

Refogue a cebola na manteiga até ela começar a dourar levemente, acrescente o alho e mexa um pouco (1 minutinho) e em seguida acrescente o arroz. 
Misture o arroz com a cebola e o alho refogados e fique mexendo. 
(Perceba que o arroz após misturar com o conteúdo da panela vai ficar levemente "brilhando" e com aspecto molhado por causa da manteiga, ou seja vai ficar amanteigado. Se enquanto você estiver mexendo você perceber que o arroz está perdendo esse "brilho", acrescente um pouco mais de manteiga(em medidas de colher de chá rasa, ou seja só uma lasquinha,  e vá misturando até ela derreter e amanteigar o arroz novamente.)
Quando você perceber que alguns grãos do arroz começaram a dourar LEVEMENTE acrescente a água e o sal e continue mexendo até a água começar a ferver. Nesse momento abaixe o fogo para o mínimo possível e tampe a panela. Deixe cozinhar até aparecerem furinhos em cima e está pronto. 





Bom apetite! :)

Nenhum comentário: