sábado, 13 de fevereiro de 2010

Empadão de Frango





Fiz esse empadão ontem a noite para jantar e meu marido quase passou mal de tanto comer hehehe. Estava uma delícia :)

Dica: Se você for fazer comece fazendo o recheio horas antes porque tem que esperar ele esfriar antes de montar a torta. Eu fiz ontem para jantar as 8 da noite e preparei o recheio as 5 da tarde.


----------------------------------------

Empadão de Frango


Ingredientes 

Massa:


- Quase 1/2kg de farinha de trigo (pra mim sempre sobra um pouquinho, umas 100 gramas)

- 200g de margarina ( o equivalente a 4-5 colheres de sopa)

- 150g de gordura vegetal 

- 3 ovos 

- sal a gosto


Recheio: 

- 2 peitos de frango cozidos e desfiados

- 1 cebola picada

- 2 dentes de alho amassados
- 2-3 tomates picados em cubinhos
-1 lata de molho de tomate
- salsa e cebolinha picadas (a quantidade é a gosto. Eu uso meia xícara dos dois juntos)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em 1/2 xícara de chá de leite
- sal e pimenta do reino a gosto ( eu uso a pimenta em grãos e môo na hora dentro da panela)

- Azeitonas picadas (quantidade também a gosto. Eu usei o equivalente a 2 colheres de sopa de azeitonas inteiras e piquei)
- 1 lata pequena de milho verde
- 1/2 xícara de pimentões picados ( O pimentão de sua preferência. Eu usei pimentões de cores sortidas: verde, vermelho e amarelo juntos)
- requeijão (opcional)



Modo de preparo
Recheio:

Refogue em um pouco de manteiga o alho e a cebola. Quando a cebola começar a ficar transparente e mole acrescente o frango desfiado, o tomate em cubos, o molho de tomate e o pimentão. Refogue por uns 10 minutos.
Acrescente as azeitonas e o milho verde e refogue mais uns 5 minutos.
Em seguida acrescente a farinha dissolvida no leite e mexa até ficar ligado. Se tiver ainda muita água no molho, abaixe o fogo e deixe cozinhar por um tempo, mexendo de vez em quando até a água secar e sobrar apenas o sufuciente para o frango não ficar seco. O recheio não deve ficar seco, é pra ficar molhadinho mas sem molho, so empapado nele, ok? Junte o salsa e cebolinha e acrescente o sal e a pimenta. Reserve e deixe esfriar até a hora de montar a torta.


Massa:

Misturar a gordura vegetal, os ovos, a manteiga, o sal e boa parte da farinha e amassar com as mãos. A medida que mistura  acrescente mais farinha até formar uma massa homogénea. Quando a massa está no ponto ela fica lisa mas ainda é quebradiça, tipo uma mansinha de modelar. Deixe descansar por meia hora antes de montar a torta (desconheço o porque de "descansar" a massa, mas na dúvida eu faço heheh).


Para fazer a "tampa" da torta, coloque uma pequena parte da massa sobre um pedaço grande filme plástico ( o famoso "papel" filme que não é papel :P). Com as mãos, vá pressionando a massa e abrindo em formato de disco, uma camada fina, mas não tão fina a ponto de você não conseguir manejar. Cuidado com essa espessura porque se a camada de massa ficar muito grossa vira um bate-entope quando está pronto por estar grosso demais heheh. Pra saber se a tampa está no tamanho certo coloque a sua forma em cima da massa, sem tocá-la, só pra medir o diâmetro da forma, assim que atingir o da forma está ok. Reserve esse disco de massa.

Espalhe porções do restante da massa cobrindo o fundo e toda a lateral de uma forma de fundo removível(de preferência). De novo, cuidado com a espessura da camada de massa para não ficar grossa, espalhe bem mas não deixe muito fina.

Distribua o recheio dentro da fôrma forrada com a massa e espalhe bem com o auxílio das costas de uma colher. Se for usar requeijão na receita a hora é essa: distribua por cima do recheio umas tiras de requeijão.

Em seguida, coloque o disco de massa reservado sobre a torta. Você deve pegar o disco com o filme por baixo, para evitar que a massa se quebre. Ao colocá-lo sobre a torta, retire o filme de cima da massa e aperte bem as bordas para baixo, unindo a tampa com a torta na fôrma.

Numa tigelinha, bata a gema do último ovo com um garfo e pincele a superfície da torta com a mistura(isso fará a torta dourar).

Leve ao forno, pré aquecido(5 minutinhos) a 180 graus, para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até ela ficar dourada. Retire do forno e desenforme. Sirva quente.

Bom apetite! :)






p.s: A cada dia fico mais p* da vida com o blogger. Eu edito o texto todo certinho e quando publico ele desfaz e bagunça toda  a formatação. Ninguém merece grrr...

Nenhum comentário: