sábado, 2 de janeiro de 2010

Bobó de Salmão

Fiz essa receita pra noite de Ano Novo. Eu estava procurando uma alternativa pra um Bacalhau de forno que já faço há anos e não tem mais graça(receita pra outro post heheh) e esse bobó foi a escolhida. A receita inteira é suficiente pra servir um almoço/jantar pra umas 8 pessoas (meu marido acha que serve 10). Dá também pra servir em tacinhas como petiscos em festas, e garanto que dessa forma rende bastante. Como moro fora do Brasil estava meio receosa quanto a mandioquinha, mas usei Parsnip e deu super certo, a consistência ficou ótima e o sabor perfeito. Então, pras colegas que também moram fora do Brasil, fica a dica. Sirva com arroz branco e batata palha. :)


Bobó de Salmão

1 1/2 kg de salmão
2 dentes de alho
1 limão
1kg de mandioquinha
2 vidros de leite de coco (eu usei 2 vidros de 200ml)
2 tomates médios
1 Cebola
1 pimentão
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
cheiro verde (cebolinha verde, salsinha ou coentro) 
Azeite de oliva
Azeite de dende


Corte o salmão em cubos (não muito pequenos), coloque numa tigela (ou algo tdo tipo que você consiga mexer) e acrescentesal, o limão e pimenta do reino e misture. Deixe descansar enquanto pica o restante dos ingredientes.
Corte a cebola em cubinhos.
Corte o pimentão em cubinhos.
Corte os tomates em cubinhos.
Pique o cheiro verde.
Em uma panela grande coloque o azeite de oliva e refogue o salmão (não deixe que fique muito cozido, quando começar a assar por fora está ok) e acrescente a cebola, o pimentão, o tomate e deixe refogar um pouquinho. .Desligue o
fogão quando a cebola estiver assada e o salmão levemente assado. Reserve esse refogado enquanto prepara o creme de mandioquinha.


Creme:
Descasque a mandioquinha e cozinhe na água a com um pouquinho de sal.
Quando a mandioquinha estiver molinha (garfo entrando facilmente) coloque no liquidificador a mandioquinha e a água na qual ela foi cozida e bata para formar o creme.
Coloque o creme de volta a panela e misture com o salmão, acrescente leite de côco, o
cheiro verde e uma colher de sobremesa de oleo de dende.
Cozinhe em fogo médio poralguns minutos, até ferver e está pronto. Teste o sal enquanto cozinha, se precisar acrescente mais.


Bom Apetite! :)


Obs.: 
1. Pra o leite de côco eu usei 2 garrafinhas de 200ml
2. Pra o pimentão usei  que eu tinha de 3 pimentões (verde, vermelho e amarelo) que juntando eu achei que daria a quantidade de 1 pimentão. Você pode misturar propositalmente também e testar :) Acredito que a mistura dos tipos de pimentões ajudou a diversificar o gosto do bobó ;)
3. Pra o cheiro verde eu usei somente salsinha porque era o que eu tinha.
4. Eu comecei a ferver a mandioquinha quando terminei de picar o salmão pra adiantar o processo. Dessa forma quando terminei de preparar o salmão a mandioquinha já estava quase pronta para bater no liquidificador, esperei no máximo uns 5 minutos.


Algumas fotinhas do preparo:


1. Mandioquinha fervendo



2. Refogado de Salmão



3. Bobó pronto pra servir




Nenhum comentário: